Nós, aqui no Japão, depois de trabalharmos muito e ter aquele dinheirinho sobrando ... pensamos na maior boa vontade: Vou mandar uma lembrancinha para fulano ... aqui é mais barato e no Brasil talvez nunca essa pessoa possa comprar.
Vamos na loja, rodamos por todas ... e finalmente encontramos um ( ADIDAS, NIKE, PUMA ... ). Gastamos mais no correio do que no produto para enviar, pois aqui os produtos saem muito baratos e vamos para casa felizes, pensando que estamos fazendo a alegria de alguém. Alguns dias depois, ligamos para aquele parente que ficou encarregado de distribuir os presentes, o que Fulano ou Ciclano achou ... dão aquela disfarçada e no fim, você acaba descobrindo que o PARENTE ( tio, sobrinho, primo ou seja lã quem for no seu caso ) está dizendo para Deus e o mundo que você, morando no JAPÃO, está mandando coisa falsificada ... e que esta sendo MÃO DE VACA!!!! Coisas MADE IN CHINA, MADE IN TAIWAN e até MADE IN VIETNÃ!!!!!!!!!
E você na maior das boas intenções ... vira motivo de piadinha na família ...
Então os familiares, que pretendiam pedir para que você trouxesse umas comprinhas da próxima vez que fosse passear no Brasil, nem comentam mais no assunto.
Ai vocês se perguntam : Como Adidas Made in China? Notebook Made In Taiwan???
E vocês podem ter CERTEZA: é tudo original!
Aqui no Japão, como em qualquer lugar do mundo, eles vão atrás da mão de obra mais barata que existe. Eu, que trabalhei até na Sony do Japão, tudo vem marcado "Made In China".
A maioria das fábricas internacionais ( tanto japonesas, americanas e etc. ), mandam fazer a parte mais complicada do produto ( costurar, fundir e etc. ) nos países onde a mão-de-obra é bem baratinha ( vocês acham que os Japoneses que são mais ricos vão meter a mão na pior parte, se eles podem pagar alguém pra fazer isso! ) e depois mandam tudo para cá ( principalmente peças feitas na China e em Taiwan, que são países perto e o custo de transporte sai baratinho ).
Ai chegamos nós ( Brasileiros, Peruanos, Argentinos ... ) aqui no Japão e temos que fazer a outra parte que os Japoneses não querem fazer: lixar, limpar, separar peças ruins das boas, montar, encaixotar ... pois as peças que vem da China e companhia chegam do jeito que saiu das máquinas de lá, ruim ou não. E pode ter certeza que as vezes de 1/3 à 1/4 do que vem desses países não passam pela vistoria ( deve sair muito barato mesmo para descartarem tantas peças ).
Nessa parte, se exige realmente a gente separe as MELHORES peças mesmo!, os Japoneses são muito exigentes nessa parte. Então, depois de separar, montar e encaixotar só o que tem de bom, eles vão e colam novamente aqueles selinhos ... "Made in China".
Novamente vocês se perguntam: Se mesmo as peças sendo fabricadas em outros países e a mesma é montada no Japão, para que aqueles selinhos ordinários para a gente passar vergonha quando mostrar para os outros?!?
E a resposta é: Imposto.
Declarando que o produto foi fabricado na China, Taiwan ou Vietnã ( que originalmente foram não é mesmo? ), o imposto sai bem baratinho, e então a margem de lucro para o Japão fica MAIOR e os japoneses ficam mais RICOS e é os estrangeiros que não vêem toda essa GRANA!