Visitantes

quarta-feira, 2 de março de 2011

Konbinis

Lojas de Conveniências ou Konbini, como é chamado por aqui, são muito comuns em quase todas as áreas do Japão. É o comércio que mais possui por todo o Japão, a cada 3 ou 4 quarteirões você pode encontrar algum.
Como aqui quase não tem criminalidade, então essas lojas podem ficar abertas 24 horas todos os dias, para nossa sorte. Uma konbini é tudo de bom!
Imagina aquela tarde que você não está com vontade de fazer comida, ou no meio da noite, quando todos os comércios fecharam e você se lembra que precisa de um óleo, um leite ... tudo que você possa imaginar.






É uma mão na roda a qualquer momento. Eles possuem muitas redes de kombins espalhadas pelo Japão.


De manhã quando todo mundo acorda, é comum ver a frente das lojas lotado de gente, indo comprar um pão e um café antes de ir ao serviço e na hora do almoço comprando seus bentôs.
De fim de semana, às vezes se reunem algum grupos de jovens, comprando suas bebidas.
Posso citar aqui tudo o que me lembro que uma kombini reúne: Máquina de xerox, caixa eletroônico, bentôs, pães, bebidas, salgadinhos, coisas de cozinha, higiene, beleza, doces, sorvetes, revistas, jornais e até comida para o seu cachorrinho! Mas a coisa mais importante que faço é pagar todas as contas e usar os caixas eletrônicos!

Vou sentir MUITA saudade disso no Brasil !!!

Máquinas de Refrigerante e Companhia

Uma coisa que eu acho muito bom no Japão, são as máquinas que tem praticamente em todas as esquinas. Como aqui é um País bem civilizado, as máquinas ficam em qualquer lugar sem serem quebradas, riscadas e roubadas.
As máquinas que posso dizer que tem em quase todas as esquinas, são as máquinas de bebidas ou "Juice" ( os japoneses falam JUISSU ). No frio ou no calor, tem as opções de bebidas quentes e frias, café, chá, leite com chocolate, capuchinos, energéticos, sucos e refrigerantes.



A segunda máquina mais encontrada por aqui, depois das de Juissu, são as de cigarro. Tenho a impressão que quase 75% dos japoneses adultos até uns 50 anos fumam, pois se você não vê um fumando, dá pra sentir o cheiro de cigarro dos japoneses só passando do lado. Mas essas máquinas não pode ir comprando assim a vontade, tem que ter um cartão especial para poder liberar o acesso as máquinas.



Tirando essas duas máquinas que acredito que são as mais comuns, há outras opções que são só encontradas em determinados lugares. Nos shoppings, por exemplo, tem bastante máquina de sorvetes.


E para nós trabalhadores, que não temos tempo de fazer nossa marmitinha para levar de casa, geralmente as fábricas disponibilizam algumas máquinas de comida, como as de pães.



As de Lamen

E até de frituras!

Eu vou sentir falta disso no Brasil! Imagina estar andando no meio da noite, e dá aquela vontade de tomar aquele café quentinho, só ir na próxima esquina, botar umas moedinhas na máquina e se esquentar!!

terça-feira, 1 de março de 2011

Presente do Japão ... Made in China???

Nós, aqui no Japão, depois de trabalharmos muito e ter aquele dinheirinho sobrando ... pensamos na maior boa vontade: Vou mandar uma lembrancinha para fulano ... aqui é mais barato e no Brasil talvez nunca essa pessoa possa comprar.
Vamos na loja, rodamos por todas ... e finalmente encontramos um ( ADIDAS, NIKE, PUMA ... ). Gastamos mais no correio do que no produto para enviar, pois aqui os produtos saem muito baratos e vamos para casa felizes, pensando que estamos fazendo a alegria de alguém. Alguns dias depois, ligamos para  aquele parente que ficou encarregado de distribuir os presentes, o que Fulano ou Ciclano achou ... dão aquela disfarçada e no fim, você acaba descobrindo que o PARENTE ( tio, sobrinho, primo ou seja lã quem for no seu caso ) está dizendo para Deus e o mundo que você, morando no JAPÃO, está mandando coisa falsificada ... e que esta sendo MÃO DE VACA!!!! Coisas MADE IN CHINA, MADE IN TAIWAN e até MADE IN VIETNÃ!!!!!!!!!
E você na maior das boas intenções ... vira motivo de piadinha na família ...


Então os familiares, que pretendiam pedir para que você trouxesse umas comprinhas da próxima vez que fosse passear no Brasil, nem comentam mais no assunto.
Ai vocês se perguntam : Como Adidas Made in China? Notebook Made In Taiwan???
E vocês podem ter CERTEZA: é tudo original!
Aqui no Japão, como em qualquer lugar do mundo, eles vão atrás da mão de obra mais barata que existe. Eu, que trabalhei até na Sony do Japão, tudo vem marcado "Made In China".
A maioria das fábricas internacionais ( tanto japonesas, americanas e etc. ), mandam fazer a parte mais complicada do produto ( costurar, fundir e etc. ) nos países onde a mão-de-obra é bem baratinha ( vocês acham que os Japoneses que são mais ricos vão meter a mão na pior parte, se eles podem pagar alguém pra fazer isso! ) e depois mandam tudo para cá ( principalmente peças feitas na China e em Taiwan, que são países perto e o custo de transporte sai baratinho ).
Ai chegamos nós ( Brasileiros, Peruanos, Argentinos ... ) aqui no Japão e temos que fazer a outra parte que os Japoneses não querem fazer: lixar, limpar, separar peças ruins das boas, montar, encaixotar ... pois as peças que vem da China e companhia chegam do jeito que saiu das máquinas de lá, ruim ou não. E pode ter certeza que as vezes de 1/3 à 1/4 do que vem desses países não passam pela vistoria ( deve sair muito barato mesmo para descartarem tantas peças ).
Nessa parte, se exige realmente a gente separe as MELHORES peças mesmo!, os Japoneses são muito exigentes nessa parte. Então, depois de separar, montar e encaixotar só o que tem de bom, eles vão e colam novamente aqueles selinhos ... "Made in China".
Novamente vocês se perguntam: Se mesmo as peças sendo fabricadas em outros países e a mesma é montada no Japão, para que aqueles selinhos ordinários para a gente passar vergonha quando mostrar para os outros?!?
E a resposta é: Imposto.
Declarando que o produto foi fabricado na China, Taiwan ou Vietnã ( que originalmente foram não é mesmo? ), o imposto sai bem baratinho, e então a margem de lucro para o Japão fica MAIOR e os japoneses ficam mais RICOS e é os estrangeiros que não vêem toda essa GRANA!

Roupas e Varandas

O que eu gosto muito nos apartamentos aqui do Japão, é que 99% das casas ou apartamentos possuem uma varanda. Coisa que no Brasil é ítem de luxo!
Se você morar em um apartamento em um andar bem alto por aqui, com uma vista linda, dá vontade de passar o dia apreciando a paisagem. Só que as varandas aqui no Japão não tem essa finalidade ... as varandas aqui servem como nossa área de serviço.
Ou seja, vocês que vierem passear por aqui, vão ter essas visões na frente das casas e apartamentos.




Quando cheguei aqui achei muito feio!!! Mas aqui no Japão é a coisa mais normal que existe. Não importa se é apartamento rico, pobre, bairro nobre ou não. É o modo como os japoneses secam roupa. Como vocês podem ver na terceira foto, eles penduram também o Futon, aquele colchonete de dormir no chão que é usado por aqui, para tomar sol e matar os ácaros.
Ja morei em prédios que os vizinhos japoneses, botavam TODO DIA o futon e os corbetores para tomar sol, eles penduravam e batiam também para tirar a poeira. Nessa parte se comparar a nós Brasileiros, os futons são bem mais higienicos que nossos colchões, no qual a gente quase nunca bate para tirar a poeira e nem botamos para tomar sol. Dormimos em um ninho de poeira e ácaros diariamenters.
Mas voltando as roupas, se você for um Japonês "mais afortunado" pode gastar SÓ uns 400 mil yenes ( Mais de R$ 8.000,00 ) para comprar uma máquina que lave e seque as roupas para você, como esses modelos abaixo. Um sonho*


Mas para quem não tem tempo sobrando para lavar roupa e pendurar, nem dinheiro para comprar uma "amiguinha" dessa, o Japão possui muitas lavanderias, para você ir lavar e secar as suas roupas.



Com R$ 1.000,00 yen ( Cerca de 20 reais ) você lava e seca sua roupa rapidinho! ( Se no mesmo dia não tiver uma fila de pessoas com a mesma idéia que você )

* Elas são um sonho de consumo pra mim! Mas não vale a pena gastar mais de 8 mil reais numa máquina dessa e depois uns 4 mil de correio só para mandar para o Brasil! Se não, vou ter que passar mais um ano aqui só pra pagar isso! Com isso posso comprar um monte de móveis nas Casas Bahia!!!

Banheiro ou "Toirê"

No Brasil e no Japão uma das diferenças que me chamou a atenção foi o banheiro, ou "Toirê" (jeito que se fala Toilet em japonês).
Quando eu cheguei aqui no Japão em 2008, não sabia que poderia ter algumas diferenças do nosso banheiro e o deles.
Em 99% das casas japonesas, a privada é separada do quarto de banho. Nessa parte é MUITO prático, pois quando alguém está tomando banho não é preciso ficar esperando do lado de fora para poder usar a privada.
O Toirê é bem pequeno, tem espaço só para a privada e a gente mesmo.


Mas o que eu achei mais interessante (embora um pouco feio), é que na caixa da descarga, como vocês podem ver nas fotos, tem uma torneira acoplada. Quando damos a descarga, antes da água encher a caixa, podemos usa-la para lavar as nossas mãos. Isso, com certeza, gera muita economia de água, uma água que depois será reaproveitada para a próxima descarga. Sem contar que toda descarga já vem acoplada com um botão de descarga com duas forças, se só fazer o número 1, puxamos o pino na direção de usar meia caixa de água, se for o outro caso, puxamos a descarga para a direção contrária, onde o jato é mais forte e é usada toda a água da descarga, possibilitando usar só a quantidade de água necessária para cada ocasião.


Mas onde fiquei perdida mesmo, foi quando me deparei pela primeira vez com um modelo de privada no chão que eu nunca tinha visto. Não sabia depois de usar nem como se dava a descarga, que é essa parte de metal reta deitada do lado direito, é só meter o pé e foi.

  
Essa privada é um modelo antigo, mas ainda muito usado em lugares públicos, como Shoppings ou empresas com muitos funcionários onde o banheiro é usado uma centena de vezes. O lado bom é que você pode ir em um banheiro desse sem ter que sentar em um lugar onde tantos outros sentaram. O lado péssimo, é que você na maioria dos lugares, entra e acaba pisando em um monte de poças de urina, pois como as mulheres tem que urinar de pé, acredito que algumas, principalmente senhorinhas, não tem o equilibrio necessário para acertar o buraco no chão.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mulher Bonita: Japão X Brasil

Este é o meu primeiro post no Blog. Estou com muitas curiosidades para compartilhar com todo mundo, umas 30 para ser exata, e o primeiro assunto que escolhi foi sobre as diferentes opiniões do que é considerada uma mulher bonita no Japão e no Brasil.
Falamos de duas culturas totalmente diferentes, e o padrão de beleza de cada uma segue o mesmo caminho.
Para os japoneses, a mulher bonita é aquela que tem a aparência quase infantil, ela tem que ser pequena, bem magra e com o rosto inocente como uma menina de 5 anos. Esse padrão de beleza pode ser visto com mal olhos por muitos de fora, mas aqui no Japão é um gosto que está presente por toda parte, desde atrizes de televisão, quadrinhos japoneses e banda de música.
Homens japoneses gostam muito da beleza das garotas que cursam do ginásio ao colegial, onde as estudantes usam uniformes de gravata e saia de prega e o uso desse uniforme é obrigatório e padrão em todas as escolas. As estudantes tem entre 12 a 17 anos.
E como todo País que se preze e tenha moral, é crime um adulto se relacionar com uma pessoa de menor (Graças a Deus!!!!!). E os japoneses para satisfazer seus sonhos, usam as histórias em quadrinhos adultos e banda de garotas usando esses uniformes.

Temos o exemplo da banda AKB48, formada por garotas vestidas de colegiais. É um grupo pop que acaba caindo no gosto de todo mundo: para os homens adultos e adolescentes chama a atenção a beleza inocente e a forma de vestir e para as garotas é uma referência de beleza e de como se vestir para chamar atenção de algum garoto que elas estejam interessadas.

Temos nos desenhos da televisão a mesma fórmula, como por exemplo o desenho "Sailor Moon". Garotas que possuem por volta de 15 anos, onde lutam vestidas de roupa colegial.


A cantora Yui, que possui 23 anos. Ela é muito famosa no Japão pois é muito talentosa, canta muito bem e compõe suas próprias músicas. Mas uma boa parte do seu público são de rapazes, que por causa de sua beleza, pequena e inocente sonham em um dia achar sua própria "Yui" para se casar!


No Japão, mulheres curvilíneas que são consideradas bonitas no Brasil, ja foram consideradas "gordas" por aqui. Mas como o Japão passa atualmente por uma mudança cultural "americanizada", seios grandes e algumas curvas começam a fazer parte do gosto dos japoneses, mas em sua grande maioria ainda preferem as mais delicadas.
Alguns japoneses que assistiram nosso Carnaval e não entendem nosso padrão de beleza, nos perguntam se as mulheres brasileiras não tem vergonha de desfilar com aquelas roupinhas na frente de todo mundo na televisão, pois todas elas são "Gordas" ... e todas nós Brasileiras fazemos regimes e exercícios para sermos "gordas" daquele jeito.