Visitantes

terça-feira, 1 de março de 2011

Banheiro ou "Toirê"

No Brasil e no Japão uma das diferenças que me chamou a atenção foi o banheiro, ou "Toirê" (jeito que se fala Toilet em japonês).
Quando eu cheguei aqui no Japão em 2008, não sabia que poderia ter algumas diferenças do nosso banheiro e o deles.
Em 99% das casas japonesas, a privada é separada do quarto de banho. Nessa parte é MUITO prático, pois quando alguém está tomando banho não é preciso ficar esperando do lado de fora para poder usar a privada.
O Toirê é bem pequeno, tem espaço só para a privada e a gente mesmo.


Mas o que eu achei mais interessante (embora um pouco feio), é que na caixa da descarga, como vocês podem ver nas fotos, tem uma torneira acoplada. Quando damos a descarga, antes da água encher a caixa, podemos usa-la para lavar as nossas mãos. Isso, com certeza, gera muita economia de água, uma água que depois será reaproveitada para a próxima descarga. Sem contar que toda descarga já vem acoplada com um botão de descarga com duas forças, se só fazer o número 1, puxamos o pino na direção de usar meia caixa de água, se for o outro caso, puxamos a descarga para a direção contrária, onde o jato é mais forte e é usada toda a água da descarga, possibilitando usar só a quantidade de água necessária para cada ocasião.


Mas onde fiquei perdida mesmo, foi quando me deparei pela primeira vez com um modelo de privada no chão que eu nunca tinha visto. Não sabia depois de usar nem como se dava a descarga, que é essa parte de metal reta deitada do lado direito, é só meter o pé e foi.

  
Essa privada é um modelo antigo, mas ainda muito usado em lugares públicos, como Shoppings ou empresas com muitos funcionários onde o banheiro é usado uma centena de vezes. O lado bom é que você pode ir em um banheiro desse sem ter que sentar em um lugar onde tantos outros sentaram. O lado péssimo, é que você na maioria dos lugares, entra e acaba pisando em um monte de poças de urina, pois como as mulheres tem que urinar de pé, acredito que algumas, principalmente senhorinhas, não tem o equilibrio necessário para acertar o buraco no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário